Brasil deve participar de testes com medicamento spray contra Covid-19

Brasil deve participar de testes com medicamento spray contra Covid-19

12/02/2021 0 Por Redação

 

O presidente Jair Bolsonaro informou que o Brasil deve participar da Fase 3 de testes do spray nasal EXO-CD24, contra a covid-19, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel.

Em seu Twitter, Bolsonaro afirmou que conversou nesta sexta-feira (12/2) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o assunto.

 

 

 

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) disponibilizou em seu site  diversas informações e fontes sobre pesquisas pelo mundo em tecnologias relacionadas à covid-19, inclusive medicamentos. 

“O hospital anunciou que a substância EXO-CD24 foi administrada a 30 pacientes cujas condições eram moderadas ou piores, e todos os 30 se recuperaram – 29 deles em três a cinco dias. O medicamento combate a tempestade de citocinas, que se acredita ser responsável por muitas das mortes associadas à doença. Ele usa exossomos – pequenos sacos transportadores que transportam materiais entre as células – para entregar uma proteína chamada CD24 aos pulmões, que o grupo de estudo está pesquisando há décadas. Esta proteína ajuda a acalmar o sistema imunológico e conter a tempestade”, diz a publicação da última segunda-feira (8).

De acordo com o texto, o medicamento é inalado uma vez por dia durante alguns minutos, durante cinco dias sendo direcionado diretamente para os pulmões. 

Na lista dos ensaios clínicos autorizados pela Anvisa ainda não consta o spray EXO-CD24. Na Fase 3 de testes clínicos, o medicamento é administrado a uma grande quantidade de pessoas, normalmente milhares, para que seja demonstrada a sua eficácia e segurança.

*Redação
*Foto: Pixabay