Bolsonaro quer importar spray para câncer de Israel para tratar Covid-19 

Bolsonaro quer importar spray para câncer de Israel para tratar Covid-19 

11/02/2021 0 Por Redação

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira (11) que se reunirá, por videoconferência, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta sexta (12), para negociar a importação de um spray experimental contra o câncer para o Brasil que pode ajudar na recuperação de pacientes com covid-19 hospitalizados.

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente disse que “Já está acertado o encontro virtual entre mim e o Benjamin Netanyahu para falar sobre esse novo spray que está servindo, pelo menos experimentalmente, para pessoas em estado grave”.

“Em Israel é um spray [que estão testando], estamos em contato, já está acertado o encontro virtual [com Netanyahu] para falarmos sobre esse novo spray que está servindo, pelo menos experimentalmente, para pessoas em estado grave. Está em estado grave? Toma, poxa, vai esperar ser intubado?”, disse Bolsonaro durante sua live semanal. 

O governo de Israel anunciou o  suposto sucesso do medicamento experimental no tratamento da covid-19 na última sexta-feira (5). Pesquisadores afirmaram que 29 dos 30 pacientes com quadros moderados a graves da doença se recuperaram completamente em cinco dias após tomar o remédio, por ora chamado de EXO-CD24. 

“Lá [em Israel] está sendo desenvolvido, em fase final, um remédio para curar [sic] a covid-19. Quando falei remédio lá atrás, levei pancada, [o entraram na pilha da vacina. O cara que entra na pilha só da vacina é um idiota útil, porque devemos ter varias opções. Para quem está contaminado, não adianta vacina”, disse Bolsonaro na live.

Segundo Bolsonaro, assim que a importação for autorizada, o governo federal pedirá o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para usar o spray na população brasileira.

“[Assim que importado] Vamos dar entrada na Anvisa. A Anvisa reconheceu que existe realmente a possibilidade de cura, que o efeito colateral realmente é pequeno… Nós vamos autorizar esse spray aqui no Brasil”, declarou.

*Com Informações do Uol e Estadão Conteúdo

*Foto: Reprodução Facebook