Especialistas sugerem usar duas máscaras para maior proteção contra Covid-19
29/01/2021
Autoridades de saúde de diversas regiões estão sugerindo o uso de duas máscaras como forma de aumentar o nível de proteção contra a Covid-19 e suas variantes potencialmente mais contagiosas, como a do Brasil e da África do Sul.
Anthony Fauci, conselheiro médico chefe do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse durante entrevista à NBC que “se você tem uma cobertura física com uma camada, colocar outra camada, faz sentido que seja mais eficaz, e é por isso que você vê as pessoas com máscaras duplas ou fazendo uma versão de uma N95”.
Autoridades já usam duas máscaras
Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris, já estão usando duas máscaras. Biden costumava ser visto com uma máscara cirúrgica sob sua cobertura de tecido preto antes de ser empossado oficialmente.
Outras pessoas na posse de Biden também foram vistas usando duas máscaras como forma de aumentar a proteção, como foi o caso do secretário de transportes, Pete Buttigieg, e seu marido, Chasten Buttigieg.
Em dezembro, os senadores republicanos Mitch Romney e Marco Rubio foram vistos usando máscaras duplas no Capitólio também.
Segundo estudos, uma máscara de camada única não é totalmente eficaz no bloqueio de aerossóis, segundo estudos, e, mesmo as máscaras de tecido de duas e três camadas são apenas parcialmente protetoras (algo em torno de 50% a 60% da faixa de eficácia).
“Considere a atualização de uma máscara de pano para uma máscara cirúrgica ou de uma máscara cirúrgica para uma N95 / KN95, se disponível. Máscaras melhores podem ajudar a reduzir o risco de cepas mais contagiosas”, tuitou o ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) Tom Friedan na segunda-feira (25).
*Redação
*Foto: Pixabay