Brasileiros são infectados por duas linhagens da Covid-19 ao mesmo tempo
27/01/2021
Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Rio de Janeiro, e pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, identificou que pelo menos duas pessoas foram contaminadas por duas linhagens do coronavírus ao mesmo tempo.
O coordenador da pesquisa e virologista Fernando Spilki disse ao jornal O Globo que “a co-infecção mostra que há a possibilidade de recombinação de genomas do vírus. Esse mecanismo está na base da geração de novos coronavírus na natureza. Possivelmente, foi assim que o Sars-CoV-2 passou de morcegos para o ser humano. Esses casos do Sul mostram que a evolução do Sars-CoV-2 pode estar acelerando e são mais um sinal de alerta”
Os dois pacientes são de cidades diferentes no Rio Grande do Sul tiveram casos leves da doença em novembro e não precisaram ser internados. Neles, a linhagem P2 foi encontrada. Ela surgiu no Rio de Janeiro e tem a mutação E484K, associada a uma melhor capacidade do vírus de escapar do sistema imunológico.
Segundo Fernando, o quadro é preocupante, pois possibilita que as variantes se combinem em pessoas infectadas e criem uma cepa ainda mais resistente. A possibilidade de ser exposto a duas linhagens ao mesmo tempo mostra que o vírus está circulando livremente pelo país
“As pessoas com Covid-19, mesmo que branda, precisam saber que realmente precisam se resguardar. E são as aglomerações que permitem ao vírus se espalhar como bem entende. A vacinação precisa ser muito mais rápida do que temos visto para conter a pandemia”, explica o virologista.
*Redação
*Foto: Pixabay