Secretário de saúde que duvidava de vacina contra covid fura fila para ser imunizado;Veja
22/01/2021
O secretário de Saúde do município de Serra do Navio, no estado do Amapá, Randolph Antônio Pinheiro da Silva, virou alvo, nesta quinta-feira (21), de uma insvestigação do Ministério Público (MP) para apurar se ele usou o cargo para ser vacinado contra a Covid-19 de maneira precoce.
Segundo o portal IG, o secretário foi um dos primeiros a receber a dose na terça-feira (19). Em dezembro de 2020, pelas redes sociais, ele chegou a contestar eficiência do imunizante.
Nesta primeira etapa da vacinação, segundo os planos Estadual e Nacional de Imunização, só podem ser vacinados profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, indígenas e idosos em casas de repouso e asilos.
Em nota, o MP detalhou que instaurou o inquérito e determinou que, ao ser notificado, o secretário tem 48 horas para encaminhar nome, critério e qualificação de cada pessoa vacinada no município até momento. A promotora suspeita que ele tenha infringido ordem de prioridade de vacinação.
O Ministério Público Federal (MPF),após irregularidades na aplicação de doses da vacina contra covid-19 no Brasil criou canais para facilitar as denúncias dos crimes. Para realizar a denúncia, é necessário fornecer informações como data e local onde o desvio ocorreu.
Além disso, contam provas das práticas, como fotos e vídeos, além de – se possível – os nomes dos envolvimentos na fraude. As denúncias serão apuradas pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público de Contas, além do MPF.
*Redação
*Foto: Prefeitura de Serra do Navio/Divulgação