Confira as fases de vacinação em Salvador e saiba quando poderá ser vacinado
17/01/2021
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A intenção é liberar 6 milhões de doses da CoronaVac e 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.
Em suas redes sociais o Prefeito de Salvador – Bruno Reis (DEM) comemora a autorização. “A recomendação da Anvisa pelo uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca é a primeira vitória nessa missão de imunização da população brasileira. Não podemos perder tempo no início da vacinação! Amanhã vou à Brasília acompanhar de perto o processo de distribuição”, afirmou Bruno via Twitter.
Bruno anunciou no último dia 12 o Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus e afirmou que a vacinação em Salvador irá começar 72h após o recebimento dos imunizantes e será dividido em qu. De acordo com o gestor municipal, a capital baiana terá 23 centros de imunização e nove drive-thru. Além disso, haverá aplicação da vacina em asilos, instituições hospitalares e em domicílios de pessoas acamadas.
Serão ao todo 506 box de vacinação, o que possibilita a aplicação de 15 mil doses por hora na cidade.
Confira as fases de vacinação:
Fase I
- Trabalhadores da Saúde
- População idosa com 75 anos ou mais
- Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas)
- indígenas/aldeados/povos e comunidades ribeirinhas
Fase II
- Pessoas de 60 a 74 anos
Fase III
- Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade
Fase IV
- Trabalhadores de Educação
- Pessoas com deficiência severa
-Membros das forças e salvamento
-Funcionários do sistema de privação de liberdade
-Trabalhadores do serviço coletivo - Transportadores rodoviários de carga
-População privada de liberdade
o total, o público a ser vacinado nas quatro fases e nos 12 distritos sanitários de Salvador é de 571.847, a maior parte pessoas idosas entre 60 e 74 anos (185.556), seguidos daqueles com comorbidades (149.068) e trabalhadores da área da saúde (102.997). Ainda não há previsão para início da vacinação para demais grupos e faixas etárias.