Joe Biden traça plano para intensificar vacinação contra Covid-19 nos EUA
16/01/2021
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, disse na sexta-feira (15) que encomendaria uma maior produção de seringas e outros suprimentos para intensificar as vacinações contra o COVID-19 e melhorar a implementação do governo Trump, que ele chamou de “fracasso terrível. ”
De acordo com o plano de Biden, trabalhadores federais de ajuda humanitária estabeleceriam milhares de centros de vacinação, onde médicos aposentados administrariam injeções a professores, trabalhadores de mercearias, pessoas com mais de 65 anos e outros grupos que atualmente não se qualificam.
O democrata invocaria a Lei de Produção de Defesa para aumentar a produção de equipamentos necessários à distribuição das vacinas, como frascos de vidro, agulhas e seringas, segundo documento divulgado por sua equipe de transição. Ele também usaria a lei para apoiar a refrigeração e armazenamento de vacinas.
Biden disse que sua equipe identificou empresas que estão prontas para serem ativadas sob a lei, o que permite ao presidente ordenar que as empresas produzam itens necessários à defesa nacional.
Os estados que usam sua Guarda Nacional no esforço seriam reembolsados pelo governo federal, disse a equipe de transição.
Fonte: Reuters
Foto: ANGELA WEISS | Crédito: AFP via Getty Images