Governador determina que PGE entre com pedido no STF para compra de 50 milhões de doses de vacina

Governador determina que PGE entre com pedido no STF para compra de 50 milhões de doses de vacina

15/01/2021 0 Por Redação

 

Durante a entrega nesta sexta-feira (15) de 104 unidades habitacionais em Itapuã e de 33 vans para policlínicas de Consórcios Interfederativos de Saúde, o governador da Bahia Rui Costa (PT) declarou que determinou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entre, ainda hoje, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para efetuar a compra de 50 milhões de doses da vacina russa contra covid-19,  Sputnik V.

“A Procuradoria-Geral do Estado estará ingressando no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir uma decisão em caráter liminar e emergencial para que a gente possa efetivar a compra da vacina russa Sputnik-V, porque nós temos um contrato de prioridade de fornecimento e temos condições de, em poucos dias, colocar essa vacina aqui na Bahia”, declarou o governador.

“Não é possível o povo brasileiro ser maltratado e humilhado como está sendo pelas autoridades federais, sem o menor carinho e afeto”, disse Rui Costa.

Vacinação na Bahia 

Ainda durante o evento , Rui Costa (PT) voltou a criticar o governo federal devido ao atraso e demora em vacinar a população contra o novo coronavírus. Em tom de preocupação, o governador disse ainda que o Estado não pode assistir passivamente os baianos morrerem e criticou a atuação do governo federal na pandemia.

“E não podemos assistir passivamente baianos morrerem, brasileiros morrerem e, numa absoluta insensibilidade humana, as autoridades federais estão de braços cruzados e só repetem que não podem fazer nada. Era melhor cada um pedir renúncia ou demissão do cargo que ocupa se não tem capacidade de fazer nada. Eu determinei ao procurador que ingresse ainda hoje com essa ação. Acho que a sociedade brasileira precisa reagir, a imprensa precisa reagir, os empresários, os trabalhadores”, completou.

Sobre o início da vacinação na Bahia,  ele disse que não vai estipular uma data  porque ainda não há vacina aprovada no Brasil.

“Aqui na América do Sul vários países já começaram a vacinação. Na Europa, praticamente todos os países já começaram a vacinação. Aqui do lado, na Argentina, já começou a vacinação. E nosso Brasil bate cabeça e não dá nenhum sinal concreto de quando teremos a vacinação. Toda hora a gente vê a ansiedade de autoridade de cravar uma data. O governador não vai precisar o dia nem a hora porque a Anvisa sequer aprovou, até o dia de hoje, qualquer vacina. E sem a aprovação emergencial da Anvisa não se pode vacinar no Brasil. Não sabemos que dia que poderemos ter vacina nos estados”, explicou.

Até a campanha de vacinação começar na Bahia, o governador pediu que a população continue alerta, se cuidando e seguindo os protocolos sanitários para tentar conter o crescimento do covid-19.

“Os EUA nessa semana bateram o recorde de mortes por dia por Covid-19. Alemanha e Europa também bateram recorde. Manaus, infelizmente, esse colapso, fruto da falta de gestão do plano federal. E, para piorar, ao invés de acelerar o processo de vacinação, o governo federal está jogando lento e fazendo gol contra. Até lá, peço que se cuidem. Não é maravilhoso usar a máscara, mas nem tudo na vida a gente faz porque é prazeroso, mas porque é absolutamente necessário”, reforçou.

 

*Redação

*Foto: Divulgação