Governo Federal pede ajuda aos EUA para levar cilindros de oxigênio ao Amazonas
14/01/2021
O governo Brasileiro recorreu à Embaixada dos Estados Unidos nesta quinta- feira (14) em busca de ajuda para levar cilindros de oxigênio ao Estado do Amazonas. Segundo o Poder360, a informação foi confirmada pela representação do país norte-americano no Brasil.
A embaixada diz que recebeu o pedido e que “está em contato com as autoridades brasileiras”.
O presidente Jair Bolsonaro disse em sua live semanal que “a Força Aérea Brasileira participa de um mutirão, enviando cilindros de oxigênio para Manaus”.
O ministro Eduardo Pazuello (Saúde), que também participou da transmissão afirmou que serão enviadas seis aeronaves à cidade.
“Estamos com a 2ª aeronave hoje, entrando em circuito a C-130 Hércules, fazendo o deslocamento Guarulhos-Manaus e, a partir de amanhã, entram mais 2 aeronaves. Chegaremos a 6 aeronaves no circuito, totalizando algo em torno de 30 mil m3 de transporte a partir de Guarulhos”, disse o chefe da pasta.
De acordo com o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), a aeronave brasileira que conseguiria transportar os cilindros está indisponível e por isso solicitou ao ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) o contato com a embaixada
“O ministro Pazuello e o governador do Estado, Wilson Lima, me disseram que o único Hércules brasileiro estava em manutenção”, disse Ramos ao Poder360.
Procurada, a FAB (Força Aérea Brasileira) não respondeu se há aeronaves disponíveis para o transporte de oxigênio até o Estado.
*Redação
*Foto: Flick