Governo da Bahia suspende cirurgias eletivas em hospitais do estado
04/01/2021
Em entrevista nesta segunda-feira(04) ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas informou que as cirurgias eletivas nos hospitais estaduais da Bahia estão suspensa por tempo indeterminado.
Segundo Vilas-Boas aa decisão foi adotada em outros estados brasileiros e havia sido tomada na semana passada.
“Precisamos redirecionar esforços, redirecionar anestésicos, medicamentos, respiradores – que estão começando a faltar em todo o país -, leitos, recursos humanos, técnicos, para poder atender aos leitos de Covid. Como essas não são cirurguias urgentes, eles podem tranquilamente ser remarcadas”, disse o secretário durante a entrevista.
Vacina
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participou, na quinta-feira (31) de uma reunião entre integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. No encontro, foram discutidas estratégias para acelerar o processo de registro de vacinas para a Covid-19.
De acordo com Fábio Vilas-Boas, secretários de saúde de todo o país manifestaram preocupação por conta da demora em a Anvisa conceder os registros de emergência e definitivo para o emprego da vacina. “Mostramos a nossa preocupação em termos vacinas sendo produzidas no país e não podermos utilizar”, enfatizou Vilas-Boas.
*Redação
*Foto: Reprodução / Instagram