
Paciente com câncer internado há 374 dias recebe alta no Ano-Novo
01/01/2021
O ano de 2020 terminou bem para a família de Francisco Ferreira, 53. Após 374 dias internado para tratar um câncer renal com complicações no intestino, ele recebeu alta do Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, no último dia do ano. As informações são do Jornal O Tempo.
A liberação foi comemorada com uma pequena festa surpresa no hospital, com presença de parte da equipe que conduziu o tratamento.
Segundo a publicação, após dois Natais internado, o paciente não sabia que receberia alta quando os médicos chegaram ao seu quarto nessa quinta-feira (31). Os profissionais disseram que o levariam a outro cômodo apenas para fazer uma pesagem, mas ele foi surpreendido por uma mesa com bolo e salgadinhos — Francisco viveu quase um ano alimentando-se por via venosa.

Francisco Fernando comemora a alta com a esposa em festa surpresa no hospital . Foto: Complexo de Saúde São João de Deus / Divulgação
“Coração está 100% alegria. Eu estava triste, mas agora, não. A sensação é maravilhosa, depois de mais de um ano aqui dentro sem nem poder sair do quarto”, contou, emocionado. A esposa de Francisco, a nutricionista Cintia Ferreira, também celebrou o momento da alta. “Sentimento é de alegria e muita felicidade. A gente não esperava esse final feliz tão rápido”, disse.
Francisco passou por seis cirurgias no hospital e, por vezes, os médicos acreditaram que ele não resistiria com vida, relembra um dos profissionais que acompanhou o caso, o urologista André Barragat. “Todo paciente oncológico é complicado e outros são mais e necessitam de atenção especial. Ele teve complicação intestinal, foi internado no CTI, teve sepse (infeção generalizada) e houve vários momentos em que achamos que ele não iria resistir e iria falecer”, detalha.
Em dezembro de 2020, Francisco passou por mais uma cirurgia, desta vez com sucesso total, de acordo com o médico e, agora, sai do hospital com a saúde reestabelecida.
*Redação
*Foto destaque : Pixabay