Nos EUA funcionário de hospital destrói 500 doses de vacina contra Covid-19

Nos EUA funcionário de hospital destrói 500 doses de vacina contra Covid-19

31/12/2020 0 Por Redação

 

Funcionário de um centro médico em Wisconsin, nos EUA, destruiu mais de 500 doses da vacina contra a covid-19 e foi demitido após admitir ter inutilizado deliberadamente o medicamento.

Os 57 frascos da vacina da Moderna foram retirados do frigorífico da farmácia do Aurora Medical Center de Grafton, no último sábado (26), e deixados à temperatura ambiente, ultrapassando o tempo permitido, provocando assim o desperdício de mais de 500 doses da vacina, revelam os meios de comunicação do país.

A polícia federal (FBI) e a agência responsável pelo controle e supervisão da segurança alimentar e de produtos farmacêuticos (FDA na sigla em inglês) foram envolvidos na investigação do caso, denunciado às autoridades locais.

Inicialmente, a companhia atribuiu o incidente a um “erro humano não intencional”, mas nesta quarta-feira (30) o Aurora Medical Center revelou em comunicado que o funcionário em questão confessou ter retirado a vacina do frigorífico intencionalmente.

“Continuamos a acreditar que a vacinação é a forma de sairmos da pandemia. Estamos mais do que desapontados com a consequência desta ação individual, que resultará num atraso da vacinação em 500 pessoas. Isto constituiu uma violação dos nossos valores fundamentais e o indivíduo já não é nosso funcionário”, diz a instituição de saúde.

As vacinas eram destinadas aos profissionais de saúde do Aurora Medical Center. Algumas das doses ainda puderam ser salvas ao serem administradas em alguns funcionários dentro do período aprovado de 12 horas pós-refrigeração, mas a grande maioria teve que ser descartada por não ter cumprido os requisitos de temperatura necessários para manter a viabilidade da vacina, segundo o Aurora Medical Center. A instituição não adiantou qualquer possível motivo para as ações do trabalhador. (Com Jn.pt)

 

Foto: Pixabay Imagens