Suécia e Itália detectam primeiros casos de infecção com nova variante do covid
26/12/2020
As autoridades de saúde suecas e italianas anunciaram neste sábado(26) a detecção dos primeiros casos de infecção com a nova variante do coronavírus originária do Reino Unido, em pessoas que tinham estado naquele país.
Segundo a agência de notícias EFE, as autoridades de saúde suecas deram hoje conta da detecção de um primeiro caso de uma pessoa infectada com a nova variante do coronavírus originária do no Reino Unido.
As mesmas fontes adiantaram que se trata de uma pessoa que entrou no país vinda da Grã-Bretanha e que foi isolada assim que entrou na Suécia.
As autoridades suecas tinham decidido, na segunda-feira, encerrar temporariamente as fronteiras, tanto com o Reino Unido, como com a Dinamarca, um dos primeiros países onde foi detectado o contágio com aquela variante logo após o ter sido acionado o alarme devido à situação no Reino Unido.
A variante britânica da covid-19, aparentemente mais contagiosa, foi também detectada em testes realizados a várias pessoas nas regiões italianas de Véneto, Campânia, Marcas e Apúlia nos últimos dias, conforme anunciado pelas autoridades.
Até o momento, foram apurados três casos em Véneto (nordeste da Itália), segundo o governador da região, Luca Zaia, numa conferência de imprensa.
De acordo com a diretora-geral do Instituto Zooprofilático de Veneza, Antonia Ricci, nos últimos dias foram analisadas amostras de outros cinco pacientes que estiveram na Grã-Bretanha e, em dois casos, foi identificada a chamada variante inglesa nas províncias de Vicenza e de Treviso (Véneto).
Adicionalmente, o Instituto Telethon de Genética e Medicina de Pozzuoli, na região sul da Campânia, também detectou seis casos da variante inglesa em testes realizados recentemente no aeroporto de Capodichino (Nápoles), em pessoas provenientes de Londres.
Nas restantes amostras analisadas, foi identificado um total de 8 variantes diferentes, todas pertencentes ao “tipo B” do SARS-CoV-2, muito difundido na Europa. (Com Dn.Pt)
Foto: Reprodução