Estudo encontra microplásticos em placentas

Estudo encontra microplásticos em placentas

24/12/2020 0 Por Redação

 

Um estudo italiano, publicado recentemente na revista “Environment International”, revelou, pela primeira vez, a presença de microplásticos na placenta humana.

Segundo publicação do Jn.Pt, o efeito destas partículas no corpo humano é ainda desconhecido, mas a estimativa  dos cientistas é elas causem danos a longo prazo no desenvolvimento do feto e prejudiquem o sistema imunitário por conterem produtos químicos. Acredita-se que as substâncias possam ser inaladas ou ingeridas pela mãe.

Os microplásticos foram encontrados na placenta e na membrana onde esta se desenvolveu em quatro mulheres que tiveram uma gestação saudável e parto natural.

Ainda de acordo com a publicação, apesar de apenas ter sido analisado para o estudo 4% da placenta, foram detectados plásticos azuis, vermelhos, cor de laranja e cor-de-rosa, provavelmente provenientes de embalagens, cosméticos e produtos de higiene.

Tinham uma espessura de 0,01 milímetros, podendo assim ter sido transportados pela corrente sanguínea.

Especialistas alertam que as partículas não foram encontradas em duas das mulheres do estudo, o que pode estar relacionado com diferentes fisiologias, dietas ou estilos de vida. “Os bebês estão a nascendo pré-poluídos. O estudo era muito pequeno mas, no entanto, assinala uma preocupação muito acentuada”, admitiu Elizabeth Salter Green, da instituição de caridade Chem Trust.

Os cientistas não conseguiram analisar o corpo dos bebês, para verificarem a presença de plásticos, mas garantem que a descoberta é preocupante e que serão necessários mais estudos para concluir a gravidade dos possíveis danos. “Devido ao papel crucial da placenta no apoio ao desenvolvimento do feto e na atuação como interface com o ambiente externo, a presença de partículas plásticas potencialmente nocivas é motivo de grande preocupação”, apontam. E destacaram que é necessária uma avaliação urgente da situação. (Com Informações do Jn.Pt)

 

*Foto: Pixabay