Congresso dos EUA votará para liberação de US$ 900 bilhões em assistência aos afetados pela pandemia

Congresso dos EUA votará para liberação de US$ 900 bilhões em assistência aos afetados pela pandemia

21/12/2020 0 Por Redação

 

WASHINGTON (Reuters) – Depois de meses de inatividade, o Congresso dos Estados Unidos votará nessa segunda-feira (21) a liberação de um pacote de estímulo de US $ 900 bilhões que proporcionaria nova assistência a indivíduos e empresas afetadas pela crescente pandemia do coronavírus.

O projeto visa realizar pagamentos para a maioria dos americanos e proporcionar pagamentos aprimorados para pessoas desempregadas. Se aprovado, irá expandir um programa de empréstimos para pequenas empresas e direcionar o dinheiro para escolas, companhias aéreas, sistemas de trânsito e distribuição de vacinas.

Os líderes democratas e republicanos da Câmara dos Representantes e do Senado disseram no domingo (20) que esperavam que fosse aprovado com amplo apoio, e a Casa Branca disse que o presidente Trump o sancionará.

O presidente eleito Joe Biden, um democrata, disse que também apoiava, mas pediu ao Congresso que considerasse mais estímulos para que ele sancionasse a lei quando assumir o cargo em 20 de janeiro. “Minha mensagem a todos que estão lutando agora, ajuda é a caminho ”, disse ele em um comunicado.

A Câmara dos Representantes está programada para considerar a medida quando se reunir às 9h00 (1400 GMT), com uma votação prevista em algum momento durante o dia. O Senado poderia votar rapidamente depois disso. A medida seria anexada a uma conta de gastos maior de US $ 1,4 trilhão que financiaria a atividade do governo dos EUA até setembro de 2021.

O pacote, a primeira ajuda aprovada pelo Congresso desde março, chega no momento em que a pandemia está se acelerando nos Estados Unidos, infectando mais de 214 mil pessoas todos os dias e retardando a recuperação econômica. Mais de 317.000 americanos morreram.

O projeto seria o segundo maior pacote de estímulo da história dos Estados Unidos, atrás apenas do projeto de ajuda de US $ 2,3 trilhões aprovado nesta primavera. Os economistas dizem que o dinheiro desempenhou um papel crítico em um momento em que as medidas de distanciamento social fecharam amplas faixas da maior economia do mundo.

O novo projeto de lei repete muitos dos pilares principais do pacote anterior, com algumas modificações. A ajuda às pequenas empresas seria expandida para canais de notícias e estações de TV em dificuldades, enquanto teatros e locais de música ao vivo receberiam apoio dedicado.

Os trabalhadores desempregados receberiam US $ 300 extras por semana até março, abaixo do aumento de US $ 600 na conta anterior. A proibição de despejo, que deve expirar no final do ano, será estendida até janeiro.

Os legisladores puseram de lado questões que congelaram as negociações por meses, incluindo proteções de responsabilidade buscadas por republicanos e ajuda governamental estadual e local buscada por democratas. Uma disputa de última hora sobre programas de empréstimos de emergência administrados pelo Federal Reserve também foi resolvida.

Reportagem de Andy Sullivan e David Brunnstrom

Foto: Pixabay Imagens