São Paulo confirma 1º caso de reinfecção pelo novo Coronavírus
16/12/2020
O governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (16) o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no estado desde o início da pandemia.
Segundo informações do G1, a paciente de 41 anos, que mora em Fernandópolis , região de São José do Rio Preto, desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial.
Depois de curada, testou novamente positivo para a doença em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico. Ambos os exames foram feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto.
O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital paulista, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se tratam de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção.
Uma delas foi constatada exclusivamente no Brasil, e a outra já identificada tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Chile, conforme sequências comparadas com o banco de dados online e mundial GISAID (Global Initiative on Sharing All Influenza Data) – Iniciativa Global de Compartilhamento de Todos os Dados sobre Influenza, em tradução livre.