O treino de luxo que recarregou as energias e encheu os corações de fé
14/12/2020
A pandemia despertou uma série de sentimentos e problemas emocionais. Adaptar-se ao novo normal tem sido para muitos uma tarefa árdua.
Mas é preciso ter força, garra, para seguir em frente e se apegar em situações que nos fortaleça a cada dia e por incrível que pareça, a recomendação tem sido fazer atividade física.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo com um aumento da atividade física, ao lançar linhas orientadoras para a área.
“O combate ao sedentarismo deve ser praticado em todas as idades e mesmo por pessoas com condicionantes físicas por motivo de doença”, disse a OMS, ao anunciar as novas diretrizes.
A organização sugeriu, nesse contexto, que devem ser destinadas pelo menos duas horas e meia a cinco horas, por semana, para atividade aeróbica moderada a vigorosa, no caso dos adultos.
O professor universitário de Educação Física baiano, Felipe Chokito vem adotando práticas de corrida de rua para incentivar a força física e mental dos atletas. Desde o inicio da pandemia, Chokito vem se adaptando ao novo normal junto à seus alunos onde desistir não é uma opção.
“A pandemia nos trouxe muitas surpresas. Alguns atletas se sentiram desestimulados, mas, além de ser professor deles, sou amigo e parceiro e faça chuva ou faça sol eu estarei todos os dias no horário marcado para incentivá-los a melhorar o condicionamento físico, como também a saúde mental. A corrida é um dos grandes pilares da boa saúde , disse o professor.
Durante a pandemia, Felipe Chokito convocou seus atletas a participarem de treinos de luxo temáticos. Mas, neste último sábado (12) o professor renomado fez um treino mais que especial intitulado “Quem tem fé vai com Runners”, que já existe há 10 anos.
Os atletas fizeram um caminho diferente, correndo até a Basílica do Senhor do Bonfim, umas das maiores igreja de Salvador. ” Estamos vivendo um momento bastante delicado. A mensagem que carrego comigo é de que devemos ter fé sempre e acreditar nos objetivos e nunca desistir, então eu quis dividir um pouco desta mensagem com os meus alunos”, completou.
Em cada rosto um sorriso ao conseguir chegar nas escadas da Basílica do Bonfim, com força de vontade e de renovar a fé junto às fitinhas famosas de cores diversas espalhadas nos portões da igreja.
A Ortodontista baiana, Dra Inessa Barbosa abriu o seu coração e escreveu em seu instagram:
“Apesar de você, COVID, 2020, amanhã há de ser outro dia. E hoje subi a colina chorando por tanto agradecer. Pela manutenção da saúde e da união da minha família, nós trupica, mas não cai;por ter conseguido manter minha dignidade em meio a tantos perrengues, sendo correta com todos ao meu redor;por ter tido força para segurar tantas barras;por me ensinar a preparar meu alimento e limpar a minha própria sujeira;por enxergar de que lado eu quero estar na história e quem eu quero ao meu lado nessa jornada. Tá todo mundo ferido de alguma forma, que o Senhor do Bonfim e os espíritos de luz nos conduzam à cura. Salve, Senhor do Bonfim! Êpa babá Oxalá!, desabafou Inessa.
O professor Felipe Chokito está preparando uma programação especial para 2021, mas, não pode divulgar ainda em função da determinação das medidas restritivas contra o novo coronavírus. Mas, nos adiantou que os atletas vão gostar. ” A equipe Runners está sempre diversificando os treinos. Aguardem que vem coisa boa por aí”, afirmou.
Redação