Lauro de Freitas intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti até o dia 11

Lauro de Freitas intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti até o dia 11

09/12/2020 0 Por Redação

 

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa)  iniciarem  nesta segunda-feira (07), o dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Com a campanha “Lauro contra o mosquito”, as ações intensificadas de combate ao Aedes seguirão até o próximo sábado (11). “Esta é uma semana estratégica de ações conjuntas com outros departamentos e secretarias. As unidades de saúde vestiram a camisa e hoje mesmo fizeram limpeza em todos os postos levando orientações à população e incentivando a todos a fazerem o mesmo em suas residências”, pontuou a superintendente da Vigilância em Saúde, Regina Coeli, durante sala de espera no Pronto Atendimento Santo Amaro.

Munidos de sacolas plásticas e protegidos com Equipamentos de Proteção Individual (Epis), recolheram copos, garrafas e papel e outros objetos. Logo cedo, a ação com foco educacional, chamou atenção de quem passou pela Avenida Bispo Renato Cunha.

Casos aumentam com o verão

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) Ricardo Vieira, o verão é a época ideal para o aumento de casos de arboviroses. “Durante a estação, há incidência de chuvas aliadas a alta umidade relativa e ao clima, o que acelera o desenvolvimento do vetor. E tudo isso, associado ao comportamento das pessoas que acabam relaxando quanto aos cuidados preventivos”, falou.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Lauro de Freitas registrou, em 2020, mais de cem casos de dengue, 200 de chikungunya e oito da doença aguda provocada pelo zika vírus. Essas arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com a pandemia do novo coronavírus as estratégias de controle da proliferação do mosquito foram adaptadas. Os mais de 160 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) intensificaram o vasculhamento das áreas peri domiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno), conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde. “Adaptamos nossas abordagens, mas durante a pandemia mantivemos a atuação do CCZ com bloqueios de transmissão das arboviroses e atividades de controle vetorial nos pontos estratégicos (PE)”, completou.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, as equipes do CCZ podem ser acionadas através dos números 3288-8911 ou 3288-8912. As denúncias também podem ser feitas via e-mail pelo endereço eletrônico ccz_LF@yahoo.com.br.

*Redação

*Foto: Divulgação Prefeitura de Lauro de Freitas