Todos os anos, quando chega a temporada de influenza, os especialistas temem que a vacina contra a gripe não corresponda às cepas do vírus que circulam atualmente.
Os resultados de um estudo em estágio inicial sugerem que isso pode se tornar uma coisa do passado em um futuro não muito distante.
Os pesquisadores descobriram no ensaio de Fase 1 que uma vacina universal contra a gripe, projetada para proteger contra todas as cepas da gripe, desencadeou uma forte resposta imunológica, embora não produzisse mais efeitos colaterais do que as vacinas contra a gripe sazonal atuais, de acordo com um relatório publicado na segunda-feira na Nature Remédio.
“Esta foi a primeira vez que um estudo de Fase 1 em humanos olhou para uma vacina projetada racionalmente que tem o potencial de proteger contra todos os tipos de gripe sazonal, bem como uma possível pandemia de gripe”, disse o co-autor do estudo Florian Krammer, especialista em vacinas e professor de microbiologia na Icahn School of Medicine em Mt. Sinai em Nova York. “Isso mostra que é possível pensar em como projetar uma vacina para fazer o sistema imunológico fazer o que você quer e como projetar vacinas de forma racional para obter ampla proteção”.
“Se a vacina universal continuar a ter bom desempenho nos próximos dois estágios de testes necessários para obter a aprovação da Food and Drug Administration – testes de Fase 2 e Fase 3 – isso pode significar o fim das vacinas anuais contra a gripe, disse Krammer. As pessoas precisariam de duas a três doses iniciais e então estariam protegidas por anos, disse ele. Infelizmente, ainda pode levar vários anos antes que as fotos estejam disponíveis, principalmente devido ao financiamento para a pesquisa,” disse Krammer.
A razão pela qual as vacinas contra a gripe existentes nem sempre funcionam tão bem quanto seus fabricantes esperam é que as vacinas têm como alvo uma parte do vírus que está sempre em mutação. Por exemplo, a versão do vírus que você vê em 2020 provavelmente será diferente o suficiente da versão de 2019, então a vacina de 2019 não funcionará bem em 2020. (NBC NEWS)
Foto: Pexels