Salvador ganha Farmácia Viva para produção de remédios a partir de plantas medicinais
07/12/2020
A capital de Salvador (BA) foi um dos municípios selecionados pelo Governo Federal para estruturação do projeto para implantação de Farmácias Vivas – com medicamentos fitoterápicos.
O projeto contará com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Faculdade de Farmácia da UFBA.
No total, serão investidos R$ 810.000,00 durante 3 anos, em ações que visam a construção e estruturação de um modelo sustentável na gestão publica, com atividades voltadas na adoção e promoção de boas práticas de cultivo, beneficiamento de plantas medicinais, de produção de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos manipulados.
“A introdução de fitoterápicos na saúde pública de todo o país ainda é encarada com preconceito. Mas Salvador está dando um importante passo para superar essa dificuldade a partir da capacitação das equipes de saúde e implementação da Farmácia Viva”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
Para desenvolvimento da Farmácia Viva de Salvador serão estruturados dois hortos farmacobotânicos: um no CAPS III Jardim Armação, o qual já desenvolve atividades com pacientes- as oficinas terapêuticas, e outro de apoio, o Horto Farmácia da Terra na FACFAR- UFBA.
As etapas de produção dos fitoterápicos serão conduzidas na Farmácia Universitária, e contará com a manipulação de formas farmacêuticas sólidas, semissolidas e líquidas, que serão dispensadas para os pacientes com indicação clínica nas Farmácias da rede municipal.
É previsto também a realização de cursos sobre cultivo, beneficiamento, preparação e dispensação permitirá capacitar centenas de profissionais da saúde do município, integrando a Universidade e os espaços de prática.
*Redação
*Foto: Pexels