Governo Bolsonaro encerrará programas de saúde mental do SUS, diz jornalista
06/12/2020
Segundo fontes consultadas por Guilherme Amado, da revista Época , o Ministério da Saúde está preparando um desmonte de diversos programas e serviços de saúde mental oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os programas que correm o risco de serem extintos estão o programa anual de reestruturação da assistência psiquiátrica hospitalar no SUS; as equipes de Consultório na Rua; o Serviço Residencial Terapêutico; e a Comissão de Acompanhamento do Programa De Volta para Casa.
A pasta estaria planejando um “revogaço” de cerca de 100 portarias do setor, editadas entre 1991 a 2014.
Além disso, a decisão ocorreria em meio ao recesso do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, o que dificultaria eventuais resistências.
Outro programa que pode ser extinto é a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMs), cerca de 1 bilhão de pessoas tem transtorno mental, 3 milhões morrem a cada ano pelo uso nocivo de álcool e uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos.
*Redação