Primeira fase do Revalida será aplicada para médicos formados fora do Brasil neste domingo (6)

Primeira fase do Revalida será aplicada para médicos formados fora do Brasil neste domingo (6)

04/12/2020 0 Por Redação

 

A primeira fase do Revalida será aplicada neste domingo(6 ), nos turnos matutino e vespertino.

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 precisam ficar atentos a algumas orientações

É importante se certificar do seu local de prova com antecedência. Ao chegar ao local determinado no Cartão de Confirmação da Inscrição, é necessário se apresentar com documento de identificação válido, conforme previsto em edital, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e máscara de proteção contra a COVID-19.

A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, e sua troca, durante a aplicação da prova, será permitida e acompanhada por um aplicador.

Horário e local

O participante deve comparecer ao local de provas para procedimento de identificação até as 7h, pela manhã, e até as 15h, pela tarde (horário de Brasília).

Para saber o local da prova, é necessário conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Entre outras informações, o documento, que pode ser acessado na Página do Participante, contém número de inscrição, data, hora e local do exame. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Revalida, a prova teórica é dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos 100 itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder a cinco questões discursivas.

 Os participantes não poderão iniciar as provas antes das 8h, pela manhã, e antes das 15h30, pela tarde. O início das provas será autorizado pelo aplicador e só será permitido deixar o local de provas após uma hora do início da aplicação do exame.

Revalida 2020

O Revalida tem o objetivo de aferir a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional, adequados aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao Revalida.

O exame, aplicado pelo Inep desde 2011, busca regularizar no Brasil o diploma de graduação em medicina.

Ao todo, 16.452 médicos se inscreveram para esta edição do exame. Do total de inscrições, 15.498 foram confirmadas. Em 2020, a primeira etapa do exame será aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Cronograma

Prova teórica: 6 de dezembro

Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro;

Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro;

Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro.

 

*Redação

*Foto:Pixabay