Pazuello afirma que vacina da AstraZeneca/Oxford chegará ao Brasil em janeiro
02/12/2020
O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (2) durante audiência pública na comissão mista do Congresso, que o Brasil começará a receber já em janeiro de 2021, o primeiro lote com 15 milhões de doses da vacina contra o Covid-19 produzida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com o portal IG, o ministro disse que o acordo fechado por R$ 1,9 bilhão para esse imunizante prevê a chegada de 100 milhões de doses ainda no primeiro semestre do próximo ano, e após a transferência de tecnologia o país estará apto para produzir até 160 milhões de doses durante a segunda metade do ano que vem.
Pazuello alertou ainda sobre a capacidade dos laboratórios internacionais entregarem grandes volumes de vacinas ao Brasil. O ministro afirmou que são “uma, duas ou três” as opções de laboratórios que desenvolvem vacinas contra a Covid-19 com quantidade suficiente e um bom cronograma para atender as necessidades do país.
“Ficou muito óbvio que são poucas as fabricantes que têm a quantidade e o cronograma de entrega efetivo para o nosso país. Quando a gente chega no final das negociações e vai para cronograma de entrega e fabricação, os números são pífios”, disse Pazuello. (Com Bahia.ba)
Foto: EVARISTO SA | Crédito: AFP via Getty Images