Os tomates podem ser a cura para o câncer de próstata, de acordo com uma nova pesquisa, publicada no British Journal of Nutrition.
De acordo com informações do Jornal Daily Mirror, cientistas descobriram que o nutriente, o licopeno, encontrado em tomates cozidos, pode retardar o crescimento – e até matar – as células cancerosas que sequestram o suprimento de sangue saudável do corpo.
A Dra. Mridula Chopra e colegas da Universidade de Portsmouth descobriram que o licopeno, que dá aos tomates sua cor vermelha, intercepta a capacidade do câncer de fazer as conexões de que precisa para se ligar a um suprimento de sangue saudável.
Os pesquisadores, da Faculdade de Farmácia e Ciências Biomédicas da universidade, agora pedem exames para verificar se a mesma reação ocorre no corpo humano.
O licopeno está presente em todas as frutas e vegetais vermelhos, mas suas concentrações são mais altas no tomate e se torna mais prontamente disponível e biologicamente ativo quando se trata de tomates processados com uma pequena quantidade de óleo de cozinha adicionado.
O Dr. Chopra disse: “Saliento que os nossos testes foram feitos em tubos de ensaio num laboratório e é necessário realizar mais testes para confirmar as nossas descobertas, mas as evidências laboratoriais que encontramos são claras – é possível interceptar o mecanismo simples de alguns as células cancerosas costumam crescer em concentrações que podem ser alcançadas com a ingestão de tomates cozidos suficientes ”.
Ela acrescentou: “O tipo de tomate que oferece o licopeno mais eficaz também difere e mais testes precisam ser feitos para encontrar a melhor raça de tomate para esse fim”.
A pesquisa, publicada no British Journal of Nutrition, foi parcialmente financiada pela Heinz.
Eleanor Barrie, oficial sênior de informação científica da Cancer Research UK, disse: “Alguns medicamentos contra o câncer existentes têm como alvo a formação de novos vasos sanguíneos, mas mais pesquisas são necessárias para mostrar como eles podem ser usados para ajudar pacientes com câncer.
“Este pequeno estudo não nos diz diretamente se o licopeno tem algum efeito contra o câncer, mas pesquisas como essa podem nos ajudar a entender mais sobre como a substância química afeta a formação dos vasos sanguíneos.”