AstraZeneca vende antigo remédio de sucesso para o colesterol por US $ 320 milhões

AstraZeneca vende antigo remédio de sucesso para o colesterol por US $ 320 milhões

01/12/2020 0 Por Redação

 

A AstraZeneca disse nesta terça-feira  (01) que venderia os direitos de seu antigo remédio de sucesso para o colesterol, Crestor, para a empresa farmacêutica alemã Gruenenthal GmbH por um pagamento adiantado de $ 320 milhões, enquanto a farmacêutica britânica se concentra em seu portfólio de tratamentos de câncer.

Crestor, que gerou receita de mais de US $ 5 bilhões para a AstraZeneca em 2015, estava entre os medicamentos mais vendidos e costumava contribuir com cerca de 20% da receita total da empresa.

Crestor foi atingido pela chegada de rivais genéricos baratos em 2016 e medicamentos mais recentes, como Tagrisso e Imfinzi para câncer e Fasenra para asma grave, foram anunciados pela AstraZeneca como medicamentos que iriam assumir o controle.

A AstraZeneca, que está entre as primeiras na corrida para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, tem tentado se concentrar em seus medicamentos contra o câncer à medida que agiliza seus negócios.

A empresa listada em Londres tem sido vista como tendo uma vantagem na corrida por tratamentos de câncer e as vendas desses medicamentos, incluindo o tratamento de câncer de pulmão Imfinzi, foram a chave para sua recuperação.

O acordo desta terça-feira dará à Gruenenthal os direitos de vender Crestor e medicamentos associados em mais de 30 países da Europa, exceto Reino Unido e Espanha, disse a AstraZeneca.

A AstraZeneca continuará a fabricar e fornecer o medicamento à Grünenthal durante um período de transição e continuará a vendê-lo em outras regiões, incluindo América do Norte e China, disse.

O negócio deve ser fechado no primeiro trimestre de 2021, disse a AstraZeneca, acrescentando que Grünenthal poderia fazer pagamentos de até US $ 30 milhões.

Em outubro, a AstraZeneca disse que venderia os direitos de seus medicamentos para insuficiência cardíaca e pressão arterial Atacand e Atacand Plus para a Cheplapharm Arzneimittel GmbH da Alemanha por US $ 400 milhões.

A farmacêutica britânica disse que o desinvestimento da Crestor não afetará suas projeções financeiras para 2020. (Com Reuters)

Foto: Getty Imagens