Situação do Brasil é “muito preocupante”, alerta OMS
30/11/2020
O diretor-geral Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda- feira(30) durante conferencia de imprensa em Genebra, que a situação do Brasil é “muito preocupante”. A declaração dada pelo executivo é em função do aumento de mortes e contágios pelo novo coronavírus.
“Acho que o Brasil deve levar a situação muito, muito a sério. É muito preocupante”, advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diante da evolução da covid-19 no país.
O diretor-geral da OMS recordou o momento mais crítico no Brasil, quando foi registrado 319 mil novos casos por semana. O número, segundo Ghebreyesus, foi um recorde. “A boa notícia é que o número estava em queda até à semana de 02 de novembro, quando 114 mil casos foram registados no Brasil”, completou.
Tedros ainda destacou que os números voltaram a crescer de forma substancial e, na semana de 26 de novembro, a taxa chegou a 218 mil novos casos por semana.
“Os números mais uma vez duplicaram”, alertou, destacando que o aumento de mortes nas últimas semanas foi “significativo”.
O Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (mais de 6,3 milhões de casos e 172.833 óbitos), depois dos Estados Unidos.
Redação
Foto: Divulgação