Robô egípcio está sendo analisado para realizar possíveis testes de COVID-19
25/11/2020
Com o Egito enfrentando uma segunda onda de coronavírus, um inventor está testando um robô de controle remoto que pode testar COVID-19, medir a temperatura de pacientes e avisá-los se não usarem máscaras em um hospital privado ao norte do Cairo.
Mahmoud el-Komy, que projetou o robô, chamado Cira-03, diz que ele pode ajudar a limitar a exposição à infecção e prevenir a transmissão do vírus.
Sua criação, que tem rosto e cabeça parecidos com os humanos e braços robóticos, pode fazer exames de sangue, realizar ecocardiogramas e raios-X e exibir os resultados aos pacientes em uma tela presa ao peito.
“Tentei fazer o robô parecer mais humano, para que o paciente não temesse. Assim, eles não sentem que uma caixa está se aproximando deles ”, disse ele.
“Tem havido uma resposta positiva dos pacientes. Eles viram o robô e não tiveram medo. Pelo contrário, há mais confiança nisso porque o robô é mais preciso do que os humanos. ”
Cira-03 testa um paciente para coronavírus colocando o queixo em concha e, em seguida, estendendo um braço com um cotonete em sua boca.
Abu Bakr El-Mihi, chefe de um hospital privado onde o robô está sendo testado, disse que estavam usando o robô para medir a temperatura de qualquer pessoa suspeita de ter COVID-19. (Reuters Egito)
Foto: Pixabay