Homem cego corre 5 km com aplicativo de teste para guiá-lo
21/11/2020
Um homem cego completou uma corrida de 5 quilômetros (3,1 milhas) no Central Park de Nova York sem um cão-guia ou ajuda humana esta semana. Seu auxílio à navegação? Inteligência artificial por meio de fones de ouvido conectados a um smartphone.
O entusiasta da maratona se cansou de ter que seguir corredores mais lentos como guia. Então ele decidiu, há um ano, encontrar uma maneira de correr sozinho.
Ele recorreu ao Google para encontrar uma maneira de o telefone “me dizer aonde ir”, disse Panek, que acredita que “os humanos nascem para correr”.
Ele trabalhou com a unidade Alphabet Inc para criar um programa de pesquisa. Uma câmera de smartphone capta uma ‘diretriz’ pintada em uma pista de corrida. Um aplicativo detecta a posição do corredor e fornece orientação de áudio por meio de um fone de ouvido.
“É como ensinar uma criança a aprender onde está a linha”, disse o pesquisador do Google Xuan Yang.
O distanciamento social relacionado à pandemia impulsionou a pesquisa para contornar ajudantes humanos e caninos.
“Ser capaz de estar aqui é muito emocionante”, disse Panek após seu teste do aplicativo em uma tarde fria de outono, em um evento patrocinado pelo Google e pelo New York Road Runners Club na quinta-feira.
“É uma sensação real de não apenas liberdade e independência, mas também, você sabe, você tem a sensação de que você é igual a qualquer outra pessoa”. ( Com Reuters)
Foto; Pixabay