Vida normal de volta no próximo inverno, diz criador de vacina
15/11/2020
O impacto de uma nova vacina Covid terá um efeito significativo durante o verão e a vida deve voltar ao normal no próximo inverno, disse um de seus criadores.
O professor Ugur Sahin, cofundador da BioNTech, também levantou esperanças de que a injeção poderia reduzir pela metade a transmissão do vírus, resultando em uma “redução dramática nos casos”.
Na semana passada, a BioNTech e os co-desenvolvedores Pfizer disseram que uma análise preliminar mostrou que sua vacina pode prevenir que mais de 90% das pessoas contraiam o Covid-19.
Cerca de 43.000 pessoas participaram dos testes.
Em uma entrevista no programa Andrew Marr Show da BBC One, o professor Sahin disse esperar que análises adicionais mostrem que a vacina reduziria a transmissão entre as pessoas, bem como impediria o desenvolvimento de sintomas em alguém que recebeu a vacina.
“Estou muito confiante de que a transmissão entre as pessoas será reduzida por uma vacina tão eficaz – talvez não 90%, mas talvez 50% – mas não devemos esquecer que mesmo isso pode resultar em uma redução dramática da propagação da pandemia”, ele disse.
O Reino Unido deve receber 10 milhões de doses da vacina BioNTech / Pfizer até o final do ano, com mais 30 milhões de doses já encomendadas. O jab, que foi testado em seis países, é dado em duas doses, com três semanas de intervalo.
O governo do Reino Unido anunciou mais 24.962 casos confirmados de Covid no domingo, bem como mais 168 mortes em 28 dias após um teste positivo. (Com BBC)