Indonésia pretende iniciar vacinação em massa contra COVID-19 até final do ano

Indonésia pretende iniciar vacinação em massa contra COVID-19 até final do ano

13/11/2020 0 Por Redação

 

A Indonésia pediu autorização de emergência para iniciar uma campanha de vacinação em massa até o final do ano para combater o coronavírus no arquipélago, afirmou o presidente do Sudeste Asiático nessa sexta-feira (13).

Em entrevista à Reuters, o presidente Joko Widodo, também conhecido como Jokowi, disse que já havia planos avançados para distribuir a vacina em todo o país.

Se a aprovação for concedida pela BPOM (Agência de Alimentos e Medicamentos do país), isso significará que a Indonésia – com 270 milhões de habitantes, o quarto país mais populoso do mundo – estará entre os primeiros no mundo a lançar uma vacina contra o coronavírus.

“Esperamos iniciar o processo de vacinação até o final deste ano, após uma série de testes da BPOM”, disse Jokowi.

A Indonésia tem lutado para suprimir o coronavírus por meses, mas o aumento constante nas taxas de infecção se estabilizou nas últimas semanas, de acordo com dados oficiais.

O país tem o maior número de casos de coronavírus do sudeste da Ásia, com cerca de 15.000 mortes e 450.000 infecções, embora os especialistas em saúde alertem que esses números provavelmente serão maiores devido às baixas taxas de testes.

“Vamos colocar pressão sobre os casos para que eles possam ficar pressionados e então vamos atacar com as vacinas”, disse Jokowi à Reuters no palácio presidencial.

Jokowi acrescentou que garantir a segurança da vacina é uma prioridade e que os profissionais de saúde, a polícia e os militares serão os primeiros a serem vacinados quando a campanha de vacinação começar.

Em uma mesa redonda ministerial após a entrevista de Jokowi, o Ministro Coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos, Luhut Pandjaitan disse que o governo espera a aprovação do BPOM na primeira semana de dezembro e que a Indonésia “comece a vacinar” duas semanas depois.

As vacinas produzidas pela Sinovac SVA.O e pela Sinopharm da China estão programadas para serem usadas nos estágios iniciais da campanha. Este ano, as empresas fornecerão 18 milhões de vacinas, incluindo 15 milhões que serão fabricadas pela empresa farmacêutica estatal indonésia, Bio Farma.

De acordo com o ministro coordenador da economia, Airlangga Hartarto, ao todo a Indonésia negociou mais de 250 milhões de doses até o final de 2021. Isso inclui 30 milhões produzidas pela empresa americana Novavax. (Com Reuters)

Por Tom Allard, Stanley Widianto e Gayatri Suroyo com edição de Sam Holmes

 

Foto: Google Imagens