Divep e Telesaúde abrem inscrições para curso sobre Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação

Divep e Telesaúde abrem inscrições para curso sobre Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação

13/11/2020 0 Por Redação

 

As Diretorias de Vigilância Epidemiológica (Divep) e de Atenção Básica (DAB) promoverão, nos dias 20 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro, por meio do Telessaúde Bahia, o Curso “Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação”.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde na detecção e condução dos eventos adversos pós-vacinais (EAPV), além de sensibilizar os profissionais de saúde para notificação e investigação oportuna dos casos de EAPV, temporalmente associados ao uso das vacinas.

Voltado para profissionais que atuam na Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Imunização, o curso será desenvolvido inteiramente na modalidade a distância e está estruturado em 04 (quatro) módulos, com carga horária de 2 horas cada módulo.

Atividade

A primeira atividade será realizada no dia 20, das 10h às 12h, e assim como os módulos 2 e e 3 estará aberta para todos os profissionais citados como público-alvo.

Já o último módulo do curso é direcionado para técnicos de referência da Vigilância Epidemiológica dos Núcleos Regionais de Saúde.

Entre os conteúdos a serem abordados estão; conceitos gerais e definição de EAPV; Sistema Nacional de Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV); Eventos adversos pós-vacinais locais e sistêmicos e; Avaliação das notificações e orientações para encerramento dos casos.

De acordo com Vânia Rebouças, coordenadora do Programa Estadual de Imunização e organizadora do curso, ” com essa capacitação pretende-se fortalecer o Sistema de Vigilância dos EAPV e Erros de Imunizações no estado da Bahia, capacitando amplamente os profissionais da rede para identificação, notificação, investigação, acompanhamento e encerramento dos casos clínicos, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde”.

Interessados em participar da capacitação podem acessar o site do Telesaúde, nos dias e horários que constam na programação. Não é necessária a realização de pré-inscrição.

Para conhecer a programação, ter acesso aos materiais, visualizar o currículo dos facilitadores, os critérios de certificação do curso e/ou outras informações, visite a página do curso: http://telessaude.ba.gov.br/curso-de-vigilancia-de-eventos-adversos-pos-vacinacao/

 

Da Redação

Fonte: Telesaúde