Fundação Gates adiciona mais US $ 70 milhões em financiamento para vacinas COVID para pobres Por Kate Kelland
12/11/2020
A Fundação Gates acrescentou mais US $ 70 milhões em financiamento nesta quinta-feira (12) aos esforços globais para desenvolver e distribuir vacinas e tratamentos contra a pandemia COVID-19, dizendo que espera que outros doadores internacionais também prometam mais.
Um extra de $ 50 milhões irá para o COVAX Advance Market Commitment (AMC) liderado pela aliança de vacinas GAVI, disse a fundação, e outros $ 20 milhões para a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), que está co-financiando o desenvolvimento de vários COVID- 19 vacinas candidatas.
“Temos que garantir que todos tenham igual acesso a testes, medicamentos e vacinas quando estiverem disponíveis – não importa onde você more no mundo”, disse a co-presidente da fundação, Melinda Gates, em um comunicado. “Nossa promessa hoje … significa que estamos cada vez mais próximos de ter os recursos necessários para ajudar o mundo a combater esse vírus.”
Junto com a Organização Mundial da Saúde, CEPI e GAVI estão co-liderando um esquema global conhecido como Acelerador de Acesso a Ferramentas COVID-19 (ACT), que visa acelerar o desenvolvimento, produção e acesso justo aos medicamentos, testes e vacinas COVID-19 .
Dados positivos preliminares esta semana de testes de duas vacinas potenciais de COVID-19 – uma da Pfizer PFE.N e BioNtech e uma desenvolvida na Rússia – são sinais encorajadores de que as primeiras vacinas contra a doença pandêmica podem estar prontas para serem implantadas antes do final de 2020.
Mark Suzman, o diretor executivo da Fundação Gates, disse a repórteres em um briefing online que esta foi “uma semana auspiciosa” a ser adicionada aos esforços de financiamento global.
A Fundação Gates começou a prometer fundos para as vacinas AMC em junho, e os US $ 50 milhões extras elevam suas promessas totais para US $ 156 milhões. Os novos fundos também desbloquearão 12,5 milhões de libras extras (US $ 16,5 milhões) da Grã-Bretanha, que prometeu igualar em parte outras contribuições. (Reuters Londres)
(US $ 1 = 0,7571 libras)