Vacina russa Sputnik V também é mais de 90% eficaz , diz Ministério da Saúde

Vacina russa Sputnik V também é mais de 90% eficaz , diz Ministério da Saúde

09/11/2020 0 Por Redação

 

 A vacina russa Sputnik V contra COVID-19 é mais de 90% eficaz, disse um representante do ministério da saúde nesta segunda-feira (09), citando dados coletados de vacinações do público em vez de um ensaio em andamento.

Os comentários seguiram uma declaração na segunda-feira pelos desenvolvedores de vacinas Pfizer Inc e BioNTech BNTX.O , que disseram que sua vacina experimental COVID-19 foi mais de 90% eficaz.

“Somos responsáveis ​​por monitorar a eficácia da vacina Sputnik V entre os cidadãos que a receberam como parte do programa de vacinação em massa”, disse Oksana Drapkina, diretora de um instituto de pesquisa do ministério da saúde, em um comunicado.

“Com base em nossas observações, sua eficácia também é superior a 90%. O aparecimento de outra vacina eficaz – esta é uma boa notícia para todos ”, disse Drapkina.

A Rússia está lançando a vacina para uso doméstico, apesar do fato de os testes em estágio final ainda não terem terminado.

No início da segunda-feira, Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya de Moscou, que desenvolveu a vacina candidata russa, disse que recebeu a notícia da Pfizer.

“Em um futuro próximo, esperamos publicar os resultados provisórios do ensaio pós-registro da vacina Sputnik V, os chamados ensaios de Fase III. Tenho certeza que seu nível de eficácia também será alto ”, disse.

A Rússia está se preparando para publicar os resultados preliminares de um ensaio em larga escala em humanos, conhecido como Fase III, neste mês. Está testando a vacina em 40.000 pessoas em Moscou. ( Com Reuters)