Novo coronavírus é encontrado em sêmen de pacientes

Novo coronavírus é encontrado em sêmen de pacientes

09/11/2020 0 Por Redação

 

Desde o início da pandemia sabe-se que o novo coronavírus Sars-CoV-2 é transmitido quando se tem contato próximo com alguém contaminado.

Até onde se sabe, a transmissão entre humanos ocorre por vias aéreas, principalmente pela inalação de gotículas contaminadas ou, indiretamente, levando as mãos à boca, após tocar superfícies que contém o vírus.

Outras vias de contaminação ainda estão sendo estudadas, como a do contato com rios e mares que já estão com o novo coronavírus em suas águas, devido ao despejo do esgoto contaminado.

Também o sêmen pode conter carga viral, foi o que o periódico Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou em artigo recente.

O estudo foi conduzido na China, após aprovação do comitê de ética local, e recrutou homens pacientes de um hospital que tinham se contaminado com Sars-CoV-2, confirmados via testes laboratoriais de RT-PCR.

Depois disso, foi solicitado aos pacientes, que concordaram em participar da pesquisa, uma amostra de sêmen.

Dos 38 participantes, 23 (60,5%) apresentaram melhora clínica e 15 (39,5%) passaram pelo estágio agudo da infecção.

Analisando os resultados, 6 pacientes (15,8%) tiveram resultados positivos para o Sars-CoV-2 no sêmen. Ademais, não houve diferença estatística significativa entre os resultados positivos e negativos dos paciente por idade, dias de início da doença Covid-19 e dias de recuperação clínica, entre outros.

O estudo aponta que apesar do vírus não poder se replicar no sistema reprodutivo masculino, ele pode persistir no sêmen, mas ainda não se sabe com certeza se a contaminação pode acontecer em relações sexuais.

Foto; Pixabay