NOVEMBRO AZUL: Salvador amplia acesso de consultas e exames para homens
09/11/2020
Com o objetivo de alertar para os cuidados com a saúde e os riscos do câncer de próstata, a prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está ampliando o acesso de consultas e exames voltados para o público masculino para celebrar o Novembro Azul.
O interessado nos serviços deve obrigatoriamente buscar nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o agendamento prévio visando evitar aglomerações em virtude da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a prefeitura, as Unidade Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, o tratamento com enfermagem com realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites) e imunização.
Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.
Consultório de Rua
Nesta edição da mobilização, ao longo do mês de novembro, o público masculino em situação de vulnerabilidade também será contemplado numa parceria com o programa de Consultórios de Rua nas localidades de Itapuã, Centro Histórico, Itapagipe e Brotas.
O intuito é alertar os homens para o autocuidado e aproximá-los do serviço de atenção primária à saúde.
Para atingir a população masculina que vive com a doença falciforme e aqueles que estão cadastrados para tratamento na SMS, as equipes farão uma busca ativa desses pacientes através de ligação ou in loco para realizar o agendamento de uma consulta clínica.
O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Em 2019, entre janeiro e outubro, 212 homens vieram a óbito na capital baiana em decorrência do câncer de próstata. No mesmo período, este ano, 170 pessoas foram vítimas da doença.
Foto; Istock