Rui Costa se reúne com Ministério da Saúde nesta terça (20) para tratar sobre compra de vacina

Rui Costa se reúne com Ministério da Saúde nesta terça (20) para tratar sobre compra de vacina

19/10/2020 0 Por Redação

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que uma reunião agendada para esta terça-feira (20) com o Ministério da Saúde poderá definir como se dará o processo de aquisição das eventuais vacinas contra Covid-19 para a Bahia.

Atualmente, as  fabricante alemã Pfizer em parceria com a BioNTech estima realizam em Salvador a fase 3 dos testes clínicos do possível imunizante.

“Amanhã [terça-feira- tenho uma reunião, via internet, com o Ministério da Saúde, com os governadores, articulada pelo Fórum Nacional dos Governadores, para tratar sobre esse assunto. Teve uma reunião preliminar dos consórcios de governadores. Então, a amanhã nós teremos uma posição do Ministério sobre esse assunto, e aí eu posso falar com vocês da imprensa”, adiantou o governador em conversa com jornalistas na manhã desta segunda (19), em uma agenda no bairro de Campinas de Brotas.

“Nós também estamos fazendo contato com as embaixadas para tentar acelerar o ritmo dos acordos para a vacina”, disse Rui Costa, que também informou ter ligado para o prefeito ACM Neto (DEM) para alinhas questões burocráticas acerca da possível compra.

Na entrevista, o chefe do Executivo estadual voltou a falar que, caso os órgãos sanitários aprovem uma vacina, para 2021, não será possível imunizar toda a população brasileira.

“Infelizmente, eu tenho acompanhado, não como especialista, que eu não sou, mas como interessado pelo assunto, ouvindo a voz de quem é especialista, nós não teremos no curto prazo vacina, como nós imaginaríamos. Vacina na escala, no volume, para vacinar toda a população mundial no primeiro ano. Mesmo as avaliações mais otimista apontam que, em 2021, se tivermos a vacina, vacinaríamos apenas uma parte da população brasileira, em torno de 20% apenas da população, por conta da produção de vacinas e de quantas vacinas serão validadas”, disse Rui Costa.

“O fato é que até agora não temos nenhuma dessas vacinas tendo concluso finalmente todo o estágio de aprovação. Algumas estão mais avançadas, mas ainda não está encerrada a fase de estudos, e nenhuma delas pode iniciar a produção”, acrescentou o governador.

 

FONTE: Bahia.ba