Rui Costa se reúne com Ministério da Saúde nesta terça (20) para tratar sobre compra de vacina
19/10/2020
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que uma reunião agendada para esta terça-feira (20) com o Ministério da Saúde poderá definir como se dará o processo de aquisição das eventuais vacinas contra Covid-19 para a Bahia.
Atualmente, as fabricante alemã Pfizer em parceria com a BioNTech estima realizam em Salvador a fase 3 dos testes clínicos do possível imunizante.
“Amanhã [terça-feira- tenho uma reunião, via internet, com o Ministério da Saúde, com os governadores, articulada pelo Fórum Nacional dos Governadores, para tratar sobre esse assunto. Teve uma reunião preliminar dos consórcios de governadores. Então, a amanhã nós teremos uma posição do Ministério sobre esse assunto, e aí eu posso falar com vocês da imprensa”, adiantou o governador em conversa com jornalistas na manhã desta segunda (19), em uma agenda no bairro de Campinas de Brotas.
“Nós também estamos fazendo contato com as embaixadas para tentar acelerar o ritmo dos acordos para a vacina”, disse Rui Costa, que também informou ter ligado para o prefeito ACM Neto (DEM) para alinhas questões burocráticas acerca da possível compra.
Na entrevista, o chefe do Executivo estadual voltou a falar que, caso os órgãos sanitários aprovem uma vacina, para 2021, não será possível imunizar toda a população brasileira.
“Infelizmente, eu tenho acompanhado, não como especialista, que eu não sou, mas como interessado pelo assunto, ouvindo a voz de quem é especialista, nós não teremos no curto prazo vacina, como nós imaginaríamos. Vacina na escala, no volume, para vacinar toda a população mundial no primeiro ano. Mesmo as avaliações mais otimista apontam que, em 2021, se tivermos a vacina, vacinaríamos apenas uma parte da população brasileira, em torno de 20% apenas da população, por conta da produção de vacinas e de quantas vacinas serão validadas”, disse Rui Costa.
“O fato é que até agora não temos nenhuma dessas vacinas tendo concluso finalmente todo o estágio de aprovação. Algumas estão mais avançadas, mas ainda não está encerrada a fase de estudos, e nenhuma delas pode iniciar a produção”, acrescentou o governador.
FONTE: Bahia.ba