Segundo pesquisa, observar animais encantadores pode diminuir estresse em até 50% e reduzir a pressão arterial

Segundo pesquisa, observar animais encantadores pode diminuir estresse em até 50% e reduzir a pressão arterial

16/10/2020 0 Por Redação

 

Para os amantes dos animais não é nenhuma novidade que assistir vídeos de animais brincando felizes faz bem para a saúde, a diferença é que agora este sentimento foi comprovado por um estudo.

Os participantes assistiram a vídeos e fotos por 30 minutos e os resultados mostraram que os níveis de estresse caíram quase 50 por cento em casos individuais e a pressão arterial caiu de alta para valores saudáveis.

O estudo, liderado pela University of Leeds em conjunto com a Tourism Western Australia, envolveu 19 indivíduos, incluindo 15 alunos que deveriam fazer um exame 90 minutos após a sessão, e quatro funcionários de apoio acadêmico que declararam estar se sentindo estressados ​​no trabalho .

A frequência cardíaca e a pressão arterial foram monitoradas para considerar o impacto fisiológico de ver o conteúdo.

Foi revelado que a pressão arterial média do grupo caiu de 136/88 para 115/71 durante a sessão, enquanto a frequência cardíaca de um participante caiu de 90 bpm para 68 bpm – uma queda de 24,4 por cento em apenas 30 minutos.

Os níveis de ansiedade dentro do grupo, entretanto, foram reduzidos em média 35 por cento, com alguns indivíduos experimentando uma queda de quase 50 por cento.

Comentando sobre as descobertas, a Dra. Andrea Utley, uma pesquisadora envolvida no estudo, disse:

“Ficou claro que os alunos estavam ansiosos antes de seus exames, com frequência cardíaca e pressão arterial levemente elevada para a maioria dos participantes antes de nossa sessão acontecer.”

De fato, em alguns indivíduos, a frequência cardíaca e a pressão arterial eram ainda mais altas, indicando um nível mais alto de estresse para esses participantes.

Ao longo da sessão, os batimentos cardíacos e a pressão arterial caíram em todos os indivíduos a um nível que seria considerado saudável e indicativo de estresse ou ansiedade limitados.”

Foi estabelecido que o conteúdo que mostra a interação humana com os animais foi o aspecto que mais reduziu o estresse do estudo, sugerindo que ver criaturas fofas e fofinhas na natureza pode oferecer benefícios ainda maiores.

 

Fonte; AMO MEU PET.ORG