Máscaras ao ar livre passam a ser obrigatórias na Itália

Máscaras ao ar livre passam a ser obrigatórias na Itália

08/10/2020 0 Por Redação

 

Os italianos também devem usar máscaras em qualquer lugar, exceto em residências particulares.

Embora os casos de covid-19 sejam muito menos em Itália do que noutros países europeus, tem havido um aumento constante do número de infecções, segundo a BBC.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte disse que medidas mais duras são necessárias para evitar um regresso a um confinamento economicamente devastador.

“A partir de agora, máscaras e equipamentos de proteção devem ser trazidos connosco quando saímos de casa e devem ser utilizados. Temos de usá-los sempre, a menos que estejamos numa situação de isolamento contínuo”, afirmou.

As máscaras também devem ser usadas em lojas, escritórios, nos transportes públicos e em bares e restaurantes quando os clientes não estiverem sentados à mesa.

As medidas já foram postas em prática em algumas partes da Itália que viram um aumento nas infecções, como em Roma, mas vão aplicar-se a todo o país.

Os italianos foram submetidos a algumas das medidas de confinamento mais rígidas do mundo quando o país se tornou o primeiro na Europa a ser atingido pelo novo coronavírus, no início do ano.

Medida já foi adotada em Paris

Embora tenha conseguido controlar o vírus com mais êxito do que muitos outros países europeus nos últimos meses, os casos nas últimas 24 horas ultrapassaram a marca de 3000 pela primeira vez desde 24 de abril. O país registou 3678 novas infecções.

A Itália também anunciou na quarta-feira testes obrigatórios para quem viaja do Reino Unido, Holanda, Bélgica e República Checa.

No final de agosto, o uso de máscara passou a ser obrigatório em Paris e em todas as universidades francesas; se antes tinha de ser usada nos transportes públicos, nos locais fechados e em diversas ruas, entretanto estendeu-se a toda a capital.

Para crianças com mais de 11 anos, “o uso da máscara será obrigatório em espaços fechados e ao ar livre”, afirmou o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer. A máscara também se tornou obrigatória nas universidades.

Algumas cidades como Toulouse ou Marselha já tinham alargado o uso de máscara ao exterior em toda a cidade.

A Itália anunciou na quarta-feira testes obrigatórios para quem viaja do Reino Unido, Holanda, Bélgica e República Checa FOTO; PIXABAY

DGS vai recomendar uso de máscara em espaços públicos movimentados

Em Portugal, a diretora-geral da Saúde informou, em 21 de setembro, que iria ser publicada uma nova orientação que recomenda o uso de máscara em espaços públicos movimentados, sempre que não seja possível assegurar o distanciamento físico.

“Muito brevemente, e depois de termos consultado os peritos nacionais e internacionais, vai sair uma orientação no sentido de que quando as pessoas, no exterior, não conseguirem garantir para elas ou para os outros a distância física recomendada, deverão usar máscara”, afirmou Graça Freitas.

Durante a habitual conferência de imprensa sobre a pandemia de covid-19, Graça Freitas foi questionada se as autoridades de Saúde teriam mudado de opinião relativamente ao uso obrigatório de máscara no exterior, com a aproximação da época de outono-inverno.

A diretora-geral recusou-se, no entanto, a considerar que se trataria de uma mudança de opinião, mas antes de uma “postura evolutiva em função do que vai sendo a avaliação do risco”.

“Ao ar livre, a utilização de máscara fará sentido se formos de facto para sítios onde não consigamos garantir que ficamos longe de outros. Diferente é uma situação ao ar livre no campo, no jardim, a horas em que não andam outras pessoas a passear”, explicou.

Para estas situações, em que o distanciamento é facilmente assegurado, a recomendação será a mesma e a Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a considerar que o uso de máscara não é necessário.

“Se estiverem no exterior, mas distantes de outras pessoas, não faremos essa recomendação, sendo certo que as pessoas são livres de, se quiserem, utilizar em todo o momento porque se sentem melhor“, acrescentou.

Em Madeira, por decisão do Governo Regional, o uso de máscara é obrigatório até mesmo ao ar livre, uma medida que está em vigor desde 1 de agosto.

Fonte; DN.PT

Foto; Pixabay Imagens