Hospital Santa Izabel disponibiliza mamografias para pacientes do SUS
07/10/2020
Realizada anualmente em todo o mundo para promover a conscientização da população sobre a prevenção e a luta contra o câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa ganhou reforço no Hospital Santa Izabel.
Durante todo este mês, uma série de iniciativas coloca o câncer de mama no centro das discussões, promove maior conscientização sobre a doença e busca sensibilizar especialmente as mulheres com idade entre 40 a 69 anos para que elas adotem estilo de vida saudável, atentem sobre a importância do autocuidado e não deixem de realizar o exame de mamografia.
Neste momento em que o rastreamento e o tratamento oncológicos foram prejudicados por conta da pandemia do coronavírus, a campanha ganhou novo apelo. É que retardar o diagnóstico de um tumor inicial com maior chance de cura, segundo os especialistas, pode resultar em identificação tardia com o tumor avançado e menor chance de eficácia no tratamento.
“Temos alertado e orientado as pessoas sobre a importância de nunca deixarem de se cuidar”, diz a Dra Clarissa Mathias, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). “Retardar até o último momento a ida ao hospital é arriscado e pode resultar num quadro crítico mais urgente e avançado”, completa a especialista ao reforçar que o Hospital Santa Izabel vem tomando todas as precauções recomendadas, seguindo protocolo internacional de segurança e oferecendo toda a linha do cuidado especializado, desde o exame até o tratamento radiotérápico e a cirurgia.
Com a faixa iluminada de rosa, o hospital também disponibiliza mamografia para pacientes oriundos do SUS, além de particulares e operadoras de saúde. Além disso, integraliza toda assistência oncológica no confortável e bem equipado Instituto Baiano do Câncer (IBC), ampliou a equipe profissional e deu novo impulso ao tratamento oncológico na Bahia com a junção de forças com o Grupo Oncoclínicas, considerado um dos mais respeitados em Oncologia, Hematologia e Radioterapia da América Latina.
Fonte; ASCOM – HOSPITAL SANTA IZABEL
Foto; Divulgação