Brasileiros pedem a ONU apoio para pesquisa da vacina contra o Covid-19
05/10/2020
Especialistas brasileiros participaram nas Nações Unidas de um evento para incentivar mais apoio e recursos para o progresso de pesquisas que acelerem a busca por uma futura vacina contra a Covid-19. Eles foram convidados pela Organização Pan-Americana da Saúde, Opas.
O encontro virtual ocorreu em Nova Iorque e anunciou US$ 1 bilhão em doações dos países e do setor privado para apoiar o Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19, ACT. Ao todo, o mundo precisará de US$ 35 bilhões para levar imunização a todos.
Sociedade
Para a ONU, os fundos são “uma demonstração monumental de solidariedade” de governos, sector privado, sociedade civil e internacional. A Organização Mundial da Saúde, OMS, lidera o Acelerador ACT com parceiros internacionais.
Em vídeo em inglês, o reitor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Luís Ferreira, explicou que sua instituição busca novos avanços tecnológicos em vacinas contra a pandemia de Covid-19.
De acordo com o cientista, embora seu país não esteja tão desenvolvido em pesquisas locais, ele está muito feliz de saber o Brasil está estabelecendo boas parcerias com as instituições internacionais. Esses acordos favorecem uma distribuição de vacinas pela população brasileira, muito em breve.
Tecnologia
A equipe de Ferreira atua em diferentes plataformas e realiza testes em “condições experimentais”. Para ele, o financiamento adequado a essas atividades é essencial para qualquer país que queira desenvolver tecnologia nessa área.
Já a médica Maria Letícia Santos Cruz também participa do processo de pesquisas. No evento, ela destacou como aderiu à nova experiência após um período de pandemia que foi de “grande desconforto, incerteza e impotência”.
Fonte; ONU NEWS