Bruxelas confirma adesão a COVAX e fecha 2.º contrato para compra de vacina

Bruxelas confirma adesão a COVAX e fecha 2.º contrato para compra de vacina

18/09/2020 0 Por Redação

 

A Comissão Europeia confirmou nesta sexta-feira a sua participação no mecanismo COVAX para um acesso equitativo às vacinas covid-19 a preços acessíveis e assinou um segundo contrato para aquisição de 300 milhões de doses de vacina.

Segundo um comunicado, nesta sexta-feira entrou em vigor o contrato entre as farmacêuticas Sanofi-GSK e a Comissão Europeia para a aquisição pelos 27 Estados-membros da União europeia (UE) de 300 milhões de doses da vacina que serão desenvolvidas para a covid-19, o segundo do genero assinado por Bruxelas.

A Sanofi e a GSK procurarão igualmente fornecer em tempo útil uma parte significativa do seu abastecimento de vacinas através de uma colaboração com o Mecanismo de Acesso Mundial às Vacinas contra a covid-19 (COVAX) .

A Comissão já assinou um contrato com a AstraZeneca e continua a discutindo acordos semelhantes com outros fabricantes de vacinas como Johnson & Johnson, CureVac, Moderna e BioNTech.

No âmbito do COVAX, num esforço conjunto entre a Comissão Europeia e os 27 Estados-Membros da UE, a Equipa Europa contribuirá com um montante inicial de 230 milhões de euros em dinheiro através de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento, apoiado pelo mesmo montante em garantias fornecidas pelo orçamento da UE.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 943 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.888 em Portugal.