Bairro do Resgate em Salvador, recebe nova UPA

Bairro do Resgate em Salvador, recebe nova UPA

05/09/2020 1 Por Redação

 

 

Moradores do bairro do Resgate foram beneficiados,  com a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Claudelino Miranda, localizada à rua Andaraí. Inaugurada pelo prefeito ACM Neto e com a bênção do padre Eliomar, da Paróquia Nossa Senhora do Resgate, o equipamento passa a oferecer serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico, enfermagem e odontológico a toda comunidade do entorno.

Antiga reivindicação popular, o posto possui capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia através da atuação de quatro equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. Esta é a 14ª USF que a Prefeitura entrega em quase seis meses de pandemia do novo coronavírus na capital. O investimento foi de R$ 1,3 milhão.

“Uma das medidas que adotamos desde o início da pandemia, foi a aceleração das entregas das unidades de saúde que estavam projetadas para este ano. Esse espaço foi construído com o intuito de ampliar o serviço de atenção básica nesse distrito sanitário, em especial aqui no Resgate, onde milhares de pessoas não tinham posto perto de casa. As alternativas eram ou ir num médico particular ou sair do bairro e se distanciar do seu local de residência para encontrar serviço de saúde”, destacou ACM Neto.

A USF Claudelino Miranda oferta atendimentos nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Além disso, no local, a população conta com serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via). Com a entrega da unidade, a cobertura da Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário Cabula/Beiru pula de 44,47% para 47,81%. Em 2012, a taxa de cobertura na região era de apenas 13%.

“Isso mostra o trabalho hercúleo feito pela Prefeitura. Aliás, vale destacar que a capital baiana inovou trazendo o Salvador Protege, programa de acompanhamento remoto de famílias que moram próximas às unidades de saúde, voltado ao enfrentamento do coronavírus. Em breve, a USF Claudelino Miranda também passará a contar com essa iniciativa”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

 

*Fonte: ASCOM – Prefeitura de Salvador