Artigo do Especialista: Saúde e Bem Estar, harmonia que dá certo
24/08/2020
Vamos começar a falar sobre saúde e bem estar trazendo uma curiosidade: Você sabia que no Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do estado? Não sabia? Mas pasmem, é verdade.
No documento fala que é um direito garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Porém, na prática esse direito fundamental não é exercido por todos e fica a cargo de cada um cuidar da sua própria saúde, mesmo sem as condições necessárias e adequadas.
Mas, o que significa Saúde?
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. É um direito que não tem distinção de raça, religião, crença política, condição econômica ou social.
Já a saúde mental, é considerada mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências. Trata-se de um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.
Quanto ao termo bem-estar, geralmente é utilizado para indicar aspectos emocionais, físicos e sociais de um indivíduo e, está relacionado com a capacidade de suprir suas necessidades e satisfazer-se com a vida. Ou seja, pequenas ações, conquistas e realizações já são suficientes para que essa sensação de bem-estar se torne evidente e proporcione um estado emocional de felicidade e prazer ao indivíduo.
Sendo assim, parte-se da premissa de que para um indivíduo se considerar saudável, ele deve estar em total harmonia com seu corpo e sua mente. E para se atingir essa máxima, existem alguns cuidados que podem ser adotados como praticar atividade física com regularidade, ter hábitos alimentares saudáveis, ter uma boa noite de sono, ter momentos de lazer dentro da sua rotina semanal e evitar a inatividade física e/ou comportamentos sedentários. A atividade física regular é de extrema importância para que se tenha uma maior longevidade e uma vida saudável.
Em resumo, cuidar do seu corpo, da sua mente e ter uma boa relação social e econômica, são fatores que favorecem o indivíduo a ter uma saúde de forma integrada e harmônica. Sabemos que é difícil estar 100% bem em todos os aspectos, mas ter conhecimento sobre as atitudes que favorecem esse equilíbrio já é um grande fator que deve ser levado em consideração na busca pela mudança dos nossos hábitos e atitudes. Praticar exercício físico regularmente, ler um bom livro, ter um lazer constante, fazer o bem, ter uma boa alimentação, são algumas atitudes de suma importância que irão contribuir para a sua saúde e bem-estar. Pense nisso.
*Acesse nosso instagram @portaldasaudenews