“No meu tempo, gordinho batia em todo mundo”, diz Bolsonaro sobre bullying
23/02/2021
Durante conversa com apoiadores nesta terça-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou o bullying nos colégios. Segundo informações do Metropóles, Bolsonaro respondeu a um apoiador que apresentou uma proposta para acabar com a prática nas escolas militares, com a confecção de camisetas sobre o tema.
“No meu tempo, não tinha bullying, não. Gordinho batia em todo mundo. Agora gordinho é vítima, pô. Pau cantava. Que mudança para pior que o mundo está dando, hein? Bullying? Pelo amor de Deus”, disse Bolsonaro.
O que é Bullying
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
No Brasil, o bullying é traduzido como o ato de bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos humilhantes etc. Essas são as práticas mais comuns do ato de praticar bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima.
Projeto Gorda na Lei
Idealizado por uma advogada, Mariana Vieira de Oliveira, e uma Bacharel em Direito, Rayane Souza, para orientar e compartilhar informações, o projeto Gorda na Lei foi criado para combater a ridicularização e a inviabilização do corpo gordo.
O projeto, além de orientar juridicamente as pessoas que sofrem com a gordofobia, também pretende levantar o debate para que esse termo seja incluído na lei e tipificado como crime.
*Redação
*Foto: EVARISTO SA – AFP VIA GETTY IMAGENS