1.160 doses de vacina estragaram na Flórida após geladeira desligada

1.160 doses de vacina estragaram na Flórida após geladeira desligada

05/02/2021 0 Por Redação

 

 

Uma auditoria feita pelo distrito de saúde do condado de Palm Beach, na Flórida, revelou que 1.160 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 estragaram no mês passado, quando alguém desligou de forma não intencional a geladeira em que estavam armazenadas as doses, disse o distrito na quinta-feira.

A auditoria ocorreu um dia depois que o departamento de saúde da Flórida pediu ao distrito para realizar a contabilidade completa de todos os equipamentos e procedimentos relacionados à vacina para armazenar e manusear as vacinas da Covid-19, depois que o distrito reportou danos às doses na semana passada.

“Este incidente foi causado quando o fornecimento de energia para uma geladeira que armazenava a vacina em nossa unidade móvel foi acidentalmente cortado, fazendo com que a temperatura subisse”, diz o distrito em comunicado.

O distrito acrescentou que este foi um “incidente isolado causado por erro humano” que “não teve absolutamente nenhum impacto na segurança dos pacientes”. Como resultado, níveis adicionais de controle de qualidade foram imediatamente implementados, disse o distrito.

“Uma das garantias adicionais incluem centralizar diariamente todo o suprimento de vacinas em um local seguro, com um gerador de reserva 24 horas por dia, sete dias por semana”, diz o comunicado. “Até esta data, nossa rede de segurança do sistema de saúde proveu aproximadamente 25 mil vacinas da Covid-19 em todo o condado e nós esperamos continuar com esse serviço vital para nossa comunidade”.

O médico responsável pelo departamento de saúde do estado da Flórida, doutor Scott Rivkees, disse em um comunicado que “é uma tragédia que mesmo uma dose desse recurso crítico vá para o lixo e não seja usada para salvar uma vida contra a Covid-19”.

De acordo com a CNN, Rivkess disse que espera ver a situação endereçada e corrigida imediatamente para garantir que o condado de Palm Beach não permita que mais doses acabem descartadas.

Nos Estados Unidos, quase 34 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas, com mais de 27 milhões de pessoas – ou 8% da população – tendo recebido ao menos uma dose. De acordo com os últimos dados do Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, cerca de 6,4 milhões de pessoas receberam as duas doses.

O médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse à CNN na noite de terça-feira que entre 70% a 85% da população americana deve ser vacinada por completo antes que o país possa retornar a um senso de normalidade. 

 

*Redação

*Foto: Getty Imagens