Após decisão da Justiça Federal, aplicativo TratCov sai do ar
21/01/2021
O aplicativo TratCov do Ministério da Saúde saiu do ar hoje. A plataforma havia sido apresentado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última semana, enquanto esteve no Amazonas e recomendava o “tratamento precoce” aos pacientes com sintomas da covid-19. A hidroxicloroquina e a azitromicina estão entre os medicamentos indicados e não possuem ainda nenhuma eficácia comprovada para o combate ao coronavírus.
Segundo noticiou o Brasil 247, na manhã desta quinta-feira(21) a Justiça Federal atendeu um pedido protocolado pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e determinou a queda do app.
Após a decisão, o Conselho Federal de Mecidina emitiu nota nesta quinta-feira (21) relatando que pediu ao Ministério da Saúde, chefiado pelo ministro Eduardo Pazuello, que o aplicativo TrateCov, que receita “tratamentos precoces” contra a Covid-19 sem alguma comprovação científica, fosse retirado do ar.
Na nota, o conselho afirma que a ferramenta criada pelo ministério “assegura validação científica a drogas que não contam com esse reconhecimento internacional”, como a hidroxicloroquina, por exemplo, tão exaltada pelo governo Jair Bolsonaro.
*Redação
*Foto: AlexSava /Getty Images/iStockphoto