A Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina e um dos principais players de saúde no Brasil, anuncia duas aquisições importantes. No Sul, adquire o Grupo Exame que compreende as marcas de laboratórios de análises clínicas Exame, Senhor dos Passos, Nobel Laboratório, CEC Laboratórios, Antonello Laboratório e Lunav Laboratório localizadas em Porto Alegre e região metropolitana, além de Novo Hamburgo, Rio Grande e Pelotas.
No interior de São Paulo, a operação integra o Instituto de Hematologia de São José do Rio Preto (Hemat). Ambas fazem parte do movimento da Dasa de ampliar sua capilaridade de atuação em diversas regiões do país e integrar a jornada de saúde do paciente em um Ecossistema que atua em todas as etapas do cuidado. O valor dos negócios não foi revelado.
Todas as unidades do Grupo Exame e da Hemat, que juntas somam mais de 70, passam a integrar o ecossistema que compreende mais de 900 laboratórios de medicina diagnóstica espalhados por todo o país, que processam 270 milhões de exames por ano; a rede de hospitais Ímpar, com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; além da integradora de saúde GSC, focada em coordenação de cuidado. Há duas semanas foi anunciada, ainda, a assinatura do acordo para adquirir o paulista Grupo Leforte, por R$ 1,77 bilhão, que aguarda aprovação dos órgãos competentes.
Para Walter Benfatti, médico e diretor executivo do Hemat, a integração à Dasa favorecerá a qualidade e a excelência na prestação de serviços de patologia clínica – com destaque para áreas de maior complexidade, tais como hematologia, microbiologia, líquidos cavitários e líquor. “Há mais de 30 anos, o Hemat, que realiza mais de 120 mil exames por mês, vem consolidando a sua marca em São José do Rio Preto, como um dos maiores IDH da região.
Essa união acontece em um momento importante para trazer toda a tecnologia de um dos maiores grupos de saúde do mundo, o que com certeza dará ainda mais qualidade aos serviços prestados para nossos clientes.”, explica.
No momento, do ponto de vista de gestão, as operações dos dois negócios continuam inalteradas, e um plano de integração será elaborado nos próximos meses.
*Redação
*Foto: