Além de 103 mil doses da CoronaVac, Salvador negocia vacina da Johnson, diz Bruno Reis

Além de 103 mil doses da CoronaVac, Salvador negocia vacina da Johnson, diz Bruno Reis

05/01/2021 0 Por Redação

 

Durante evento no bairro  do Stiep nesta terça-feira(5), em Salvador (BA), o prefeito  Bruno Reis  disse,  que as conversas para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus para a capital baiana estão adiantadas.

De acordo com o prefeito, há possibilidade de Salvador receber a vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson produzida pela farmacêutica Janssen-Cilag a qual o prefeito avaliou como a melhor no mercado.

“Para a gente não importa a nacionalidade da vacina, o que importa é o reconhecimento os órgãos de fiscalização e que ela tenha eficácia. Estamos em conversas avançadas com a Johnson, na minha opinião é a melhor vacina que tem, por ter mais de 98% de eficácia”, pontuou

Além da vacina apresentar 98% de eficácia, o atual gestor disse que outros fatores estão sendo determinantes na escolha da Ad26VOCS2.S. Segundo ele que a farmacêutica ficou impressionada com o plano de imunização proposto por Salvador.

“Ela é dose única, então facilita muito a logística. Segundo, ela pode ser armazenada na temperatura de -2 a -8º, todas as unidades nossas tem condições de armazenar a vacina. A Johnson está dizendo que não tem interesse comercial na vacina, tem interesse social”.

Bruno Reis afirmou que ligará ainda hoje (5) para o representante da Johnson & Johnson’s no Brasil com o objetivo de fechar a compra de mais doses, para ampliar a quantidade de imunizantes à disposição da população.

Além disso o prefeito destacou ainda que que a capital baiana está fazendo contato com outras farmacêuticas.

“Estamos conversando com a Moderna, a Sputnik, a da Oxford, o que dificulta esse processo de aquisição é a quantidade de doses. A Moderna dizia que tinha interesse em fazer a venda de 6 milhões de doses. Salvador não tem condições financeiras de comprar 6 milhões de doses. O maior dificultador (sic) é o prazo de entrega. A Moderna só tinha condições de entregar em outubro, não resolve o nosso problema”.

CoronaVac

O prefeito de Salvador, Bruno Reis  revelou que há um acordo  para o fornecimento de 103 mil doses da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o instituto Butantã, para imunização dos profissionais de saúde da rede pública e privada de Salvador.

“Nós temos o pedido formal ao Instituto Butantan. O Instituto Butantan irá disponibilizar, para as outras cidades do Brasil fora do estado de São Paulo, as doses para os profissionais de Saúde, que no caso aqui de Salvador são 103 mil profissionais na rede pública e rede privada. Então já há acordo nesse sentido, para a gente fazer essa aquisição. O que é que vai depender desta vacina do Instituto Butantan, que é a Coronavac? Primeiro é o reconhecimento, eu vi hoje pela imprensa que eles estariam entrando com pedido emergencial junto à Anvisa, e a eficácia dela; esperamos que ela possa ter maior eficácia possível que justifique a nossa aquisição”, declarou.

 

*Redação

*Foto: Valter Pontes – Secom