
Inglaterra anuncia lockdown de seis semanas
04/01/2021
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira(04) um confinamento de seis semanas para conter a aceleração da pandemia covid-19 na Inglaterra, incluindo o encerramento das escolas até pelo menos meados de fevereiro.
Boris Johnson disse que o país está num “momento crítico” e que são necessárias medidas “fortes o suficiente” para travar o avanço da nova variante do coronavírus, considerada mais infecciosa.
“O governo está a dando instruções novamente para ficarem em casa. Só podem sair de casa por motivos restritos previstos na lei, como comprar bens essenciais, trabalhar se não o puder fazer de casa, fazer exercício, ter assistência médica, ou escapar a violência doméstica”, disse em comunicação televisiva.
A reabertura das escolas e levantamento do confinamento a partir de 22 de fevereiro vai depender da redução do número de infecções e mortes, continuação do plano de vacinação, respeito das regras, que vão entrar em vigor na quarta-feira.
O Parlamento foi convocado para se reunir extraordinariamente na quarta-feira para aprovar as medidas a nível nacional.
O Reino Unido registrou 58 784 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário e o sétimo dia consecutivo em que o número diário de casos ultrapassou 50.000, e 407 mortes, para um total de 75 431 mortes desde o início da pandemia.
Nos últimos dias a média diária de casos aumentou 50% e de mortes 21% comparando com os sete dias anteriores.
*Redação
*Foto: Getty Imagens