Criança de 4 anos morre em Barbacena vítima de coronovírus
28/12/2020
Uma menina de 4 anos morreu em Barbacena, no Campo das Vertentes, vítima do novo coronavírus (Covid-19). A criança identificada apenas como Sara era do município de Paiva, na Zona da Mata, e a cerca de 60 quilômetros de Barbacena. As informações são do portal O Tempo.
Ela estava internada a 15 dias no Hospital Santa Casa de Misericórdia na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e morreu neste domingo (27).
Segundo a prefeitura de Barbacena, a menina não tinha outras comorbidades associadas a Covid. A cidade de Paiva tem cerca de 1.523 habitantes e já teve 22 confirmações pelo coronavírus e a menina foi a primeira morte registrada no município.
Em nota “a Secretaria de Saúde informa que dos 22 casos que testaram positivo para covid-19, 4 pacientes estão sendo acompanhados pela equipe de saúde, 17 pacientes se recuperaram, cumpriram o isolamento domiciliar e passam bem. Um caso veio a óbito”, disse.
Os óbitos por Covid-19 em Minas Gerais chegaram a 11.605 nesta segunda-feira (28), com 13 confirmações nas últimas 24h. O número de casos confirmados subiu para 524.658, com 1.110 novas confirmações desde domingo (27).
Secretário faz alerta na Bahia
O número de crianças que chegam às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador com suspeita de infecção pelo novo coronavírus vem crescendo e chamando a atenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em entrevista concedida nesta segunda-feira ( 28) à TV Bahia, o Secretário de Saúde Leo Prates voltou a se pronunciar sobre o assunto.
Segundo Prates, nas últimas horas quatro crianças foram transferidas para leitos exclusivos de Covid-19 e outros quatro deram entradas nas unidades com suspeita da doença.
“Entraram mais quatro [crianças] durante a madrugada e isso preocupa bastante. Os leitos pediátricos clínicos já estão com 78% e os de UTI 70%, então, hoje, eu marquei uma reunião com a equipe da SMS para tentarmos ver uma estratégia porque a situação preocupa bastante”, disse Leo Prates
Uma situação parecida com a atual, lembra o secretário, pôde ser vista em setembro quando os leitos pediátricos clínicos da cidade chegaram a sua ocupação total. “Porém, era um período de primavera, com isso, havia um aumenta o número de casos de síndrome respiratória. Ontem, eu conversava com os técnicos do Martagão Gesteira e o que nos surpreende é que esse não é um período propício para síndromes respiratórias, então, provavelmente, essas crianças, devido as festas de final de ano, podem estar com Covid-19, o que nos faz acender o sinal de alerta”, disse.
Neste domingo (17), o Secretário de Saúde Leo Prates, utilizou sua conta no Twitter para alertar aos pais sobre a alta demanda de pequenos pediátricos.
Nas últimas 24 horas, 10 crianças foram internadas nas UPAs, sendo que duas delas precisavam ser encaminhadas para um leito de UTI.
*Redação
*Foto: Pixabay